logo

 

Em Março de 2000 em colaboração com outras instituições, procurámos encontrar alguns lugares de trabalho que fossem resposta ao que muito tentamos - a integração sócio-profissional dos nossos residentes e utentes do Centro de Recursos Sociais e ao desenvolvimento do projecto de vida de cada um.

Assim, após vários contactos com a Câmara de Oeiras, um novo projecto ganhou forma: uma loja, no Mercado de Queijas.

Este projecto chama-se 'PEÇAS ÚNICAS' e surgiu para ser um espaço de Inserção Social que permitisse aos residentes da Casa de Betânia ter uma actividade que favorecesse a sua integração social e laboral. Baseámo-nos no conceito e convicção que cada um de nós é uma Peça Única que faz parte de um sistema diversificado, com capacidades próprias para acrescentar valor à vida colectiva.

 

Todos os anos, com o apoio do Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração da Pessoa com Deficiência (SNRIPD) e de amigos, a Casa de Betânia realiza Colónias de Férias em diferentes regiões do país: Covas (Tábua), S. Martinho do Porto, Algarve, Alentejo, etc.

 

Durante alguns anos, realizaram-se vários Intercâmbios juvenis europeus com outros jovens com e sem deficiência de diferentes organizações, como aJugenddorf Homburg/Saar (Alemanha), Elo Social (Portugal), Foi et Lumière (França). Actualmente estudamos a viabilidade de retomar estes Intercâmbios de âmbito europeu e pretendemos realizar, todos os anos, intercâmbios com organizações homólogas nacionais.

 

Periodicamente, a Casa de Betânia promove campanhas de divulgação da Associação e de angariação de fundos para os projectos em curso.

Actualmente , encontram-se em curso as Campanhas:

Willow Tree , cujo objectivo é apoiar a requalificação da Casa da Oliveira.

Operação Solidária, que celebra os 25 anos de existência da Casa de Betânia e, que procura, através da divulgação das nossas actividades, a angariação de novos Amigos e Benfeitores, para que juntos sejamos uma família maior.